Detalhe da foto: Celebração ao Dia de Felipe Camarão na Poty Livros (arquivo)
O dia 19 de abril, no qual se lembra o Dia do Índio, terá programação durante manhã e tarde na localidade de Rio dos Índios, que fica em Ceará-Mirim, a 36 km de Natal. Todos os eventos alusivos ao Dia do Índio ocorrerão na Escola Municipal Conceição Marques. Essa atividade faz parte de um projeto mais amplo, chamado "Dia do Índio - no Rio dos Índios", que contou com ações anteriores e deverá manter outras atividades a posteriori. Sempre relacionadas à cultura e turismo, com enfoque na tradição indígena e na existência de remanescentes indígenas. O projeto visa instalar uma trilha indígena, com focos no turismo, meio rural e famílias, através da Emater, a exemplo da trilha que já existe no Catu, em Canguaretama.
MANHÃ
9h às 11h: Jogos, brincaceiras e contação de estórias;
TARDE
14h: Apresentação do Grupo Os Caboclinhos do Ceará-Mirim, e palestras sobre as temáticas: Identidade indígena e Felipe Camarão, com o professor Alcides Sales; Cultura Índígena e Sanidade Mental, com o médico psiquiatra, Epitácio Andrade; e ainda Turismo Rural, com a técnica da Emater, Sônia Paiva.
Nas comemoraçãos alusivas ao Dia do Índio, promovida pelo Grupo de Estudos Felipe Camarão, está prevista a participação da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada de Natal, cujo patrono é o "Herói Municipal e Estadual" Felipe Camarão, bravo índio, símbolo da resistência contra o domínio holandez em Pernambuco, no século XVII, cuja descendência têm reminiscência na comunidade do Rio dos Índios.
Esse evento conta com a Coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine (Cepejul), da Secultrn/FJA e a Escola Municipal Irmã Arcângela, de Igapó. Conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim, Emater, Diretoria de Saúde da Polícia Militar (ACEDLIS) e Seturn.
Dica Cultural: o dia 19 de abril também foi data história para a Batalha dos Guararapes e também se comemora o Dia do Exército Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário